
TRABALHANDO COM MATERIAIS E RECURSOS VARIADOS
A iniciação da criança no mundo da leitura e da escrita ocorre antes do seu ingresso na escola.Ao se deparar com rótulos de produtos industrializados, realiza suas primeiras tentativas de leitura: a leitura de imagem. Isso se dá, também, com outros portadores de textos.
Ao produzir "seus primeiros rabiscos", formula hípóteses sobre como a escrita se organiza. Todo esse conhecimento prévio que a criança possui, embora não convencional, deve ser aproveitado pela escola, por meio da criação de um ambiente alfabetizador rico em estímulos, desafiador e significativo. Torna-se então, imprescindível a adoção de práticas sociais de leitura e escrita, abandonando os tradicionais métodos de decodificação de sígnos, que muitos professores ainda insistem em utilizar.
Ao longo da história, diferentes métodos surgiram, mas em sua essência pouco contribuíram para a modificação dos procedimentos de ensino centrados na figura do professor.
A Psicologia, em especial a Psicolingüística, teve um papel relevante no modo de perceber como o conhecimento se processa nas estruturas cognitivas do educando, centrando suas contribuições na descrição e análise dos dispositivos e estratégias colocadas em ação pelo leitor para atribuír significado ao texto escrito, na descrição do funcionamento da língua escrita, enquanto objeto de uso, servindo de referencial para as práticas pedagógicas. Mas apenas perceber não é suficiente, é necessário que o professor contribua para que a aprendizagem da leitura e da escrita aconteça de forma prazerosa, aproveitando-se de cantigas, receitas, fábulas, contos de fadas, propagandas,notícias, anúncios e outras tipologias textuais.
Um comentário:
Amiga desculpe a demora, já fiz a imagem, agora se quiser eu coloco por você.
tem é de me mandar um email a dizer a senha de entrada no blog.
Bj
Manuela
Postar um comentário