Obrigada por me visitar

Photobucket

Valeu Bia! Vamos todos lutar contra a pedofilia

Photobucket

Que os anjos lhe abençõe hoje e sempre!



SALARIOS DIGNOS JÁ!!!

Photobucket

Educação Infantil - Precisamos saber que:

Que as brincadeiras infantis, muitas vezes consideradas inúteis e insignificantes pelos adultos, são, na verdade, coisa muito séria para a criança. A brincadeira, o jogo o faz-de-conta e a imaginação solta são importantes processos de aprendizagem necessários para o desenvolvimento global da criança., não podemos podá-las.
A experimentação do fazer, a criação espontânea, a atividade lúdica e imaginativa que sempre estão presentes nas brincadeiras, no brinquedo e no jogo, são também os elementos básicos das aulas para todas as crianças de 1º Ciclo. Não podemos deixar de lado.
É importante o uso do brinquedo e da brincadeira como parte integrante e referencial dos métodos e procedimentos educativos de um programa em atividades infantis, principalmente quando envolver a construção, a manifestação expressiva e lúdica de imagens, sons, falas, gestos e movimentos.
A música na educação infantil, não é necessária a utilização de instrumentos musicais. Basta nos conscientizarmos que o nosso próprio corpo já é um instrumento musical. As palmas, os estalos nas pontas dos dedos, os pés, os joelhos, a boca, enfim podem gerar resultados sonoros para acompanhamento do canto, fazendo excelente trabalho junto a criança.
Fonte: UEA – História e Geografia - 2007

Amigo (a)...

RecadosAnimados.com


Meu cantinho de reflexões



<

sábado, 30 de janeiro de 2010


ALFABETIZAÇÃO

A MÁGICA DE LER E ESCREVER


É possível um aluno escrever bem e não saber ler?


Se ele não está alfabetizado, como posso ajudá-lo?


Ler é interpretar as letras, os números ou outros símbolos escritos segundo o significado que cada língua convencionou dar a eles. Portanto, parece-me impossível alguém escrever bem e não saber ler o que escreveu. O que deve ter acontecido com esse aluno é que ele aprendeu a copiar, a desenhar as letras das palavras, mas sem associá-las a seu significado.

Os preparativos para a alfabetização começam, na verdade, no período pré-escolar e nem sempre são planejados. Assim, quando os pais "distraem" o filho pequeno com livros ilustrados ou revistas, mostram no jornal a inicial do nome dele ou chamam sua atenção para placas de trânsito, por exemplo, estão familiarizando a criança com o mundo da leitura.

Na escola, a alfabetização se inicia com a memorização dos chamados grupos semânticos,cada um reunindo palavras relacionadas a um tema significativo para o aluno.Assim, por exemplo os nomes de brinquedos formam um grupo semântico;os da casa e de seus objetos, outro; os dos animais, um terceiro;os de pessoas,um quarto.Os grupos semânticos familiarizam a criança com muitas palavras diferentes,levando-a ao mesmo tempo a perceber que várias delas têm sons iguais, representados pelos mesmos "pedacinhos"(as sílabas). Ao observar pessoas lendo, ela logo descobre como juntar uma ou mais sílabas de outra para formar uma terceira.

Um comentário:

Artes da Rose disse...

Oi amiga, quanto tempo né? Não me esqueci de você nem do seu cantinho. A falta de tempo tem sido grande, mas não deveria ser desculpa. O Ensinando e Aprendendo com a Tia Rose te parabeniza pelo dia do amigo, ontem e te convida pra participar do Artes da Rose, conhecendo seus trabalhos e sendo um de nossos seguidores. Deus continue abençoando sua vida e seu trabalho. Bjs docinhos e voltarei mais vezes