
Leitura feita pelo professor- é importante que o professor crie situações em que possa ler para seus alunos vários textos de um mesmo gênero: textos informativos, textos instrucionais ou biografias. Isto é fundamental, pois o contato frequente com os textos é que lhes permite compreender suas características, usos e funções.É possível criar momentos na rotina escolar em que o professor lê para os seus alunos alguns textos que apresentam informações sobre um assunto que estejam estudando, ou no qual tenham interesse. É fundamental que esses momentos de leitura não estejam sempre atrelados à ralização de tarefas.A ênfase deve estar na leitura e na conversa sobre o que compreenderam e aprenderam com o texto lido.
Leitura compartilhada (professor e aluno) -Alguns textos do Livro do aluno, ou que estejam copiados na lousa ou em um cartaz, podem ser lidos de forma coletiva. A partir da leitura do título do texto, o professor pode perguntar aos alunos quais informações eles esperam encontrar no texto.Isso é importante para criar expectativas que possam ser confirmadas, ou não, com a leitura. Em seguida o professor pode ler o texto em voz alta e os outros acompanham em silêncio, ou um aluno pode ler alto e os outros acompanham... Depois todos podem conversar sobre o que compreenderam, o que não sabiam, o que acharam mais curioso... Essa situação é uma boa estratégia para adquirir fluência na leitura.
Leitura dirigida-Propor atividades de leitura em que os alunos tenham que localizar palavras em um texto conhecido.Por exemplo: o professor lê o texto inteiro e depois pede aos alunos que localizem quantas vezes aparece uma determinada palavra. A intenção é que os alunos possam utilizar seus conhecimentos sobre a escrita para localizar e ler palavras indicadas.
Leitura individual- Se for um texto pequeno e que os alunos já conhecem por meio de uma leitura feita pelo professor, é possível que possam ler individualmente. E nesse caso é fundamental que tenham objetivos com a atividade.
Pesquisa de outros textos- Os alunos podem pesquisar outros textos do mesmo gênero em livros,na família e na comunidade. Podem,por exemplo, procurar textos em livros, revistas e jornais que encontrem na escola ou em casa.
Rodas de conversa e de leitura- Sentar em roda é uma boa estratégia para socializar experiências e conhecimentos, pois favorecem um ambiente de troca entre os alunos. Uma roda de leitura e conversa permite identificar o repertório dos alunos a respeito do texto que está sendo trabalhado,e também conhecimentos sobre o assunto dos textos lidos. Essas situações de sentar em roda podem ser diárias, semanais ou quinzenais.O importante é que os alunos tenham oportunidade de, regularmente, desenvolver hábitos e procedimentos relacionados à função informativa da língua escrita. Para isso é possível criar a "Hora das curiosidades", ou a Roda de informações curiosas sobre...",o "Momento científico" etc.
Escrita individua- Escrever segundo suas própias hipóteses é fundamental para refletir sobre a forma de escrever as palavras. Por isso é importante criar momentos na rotina de sala de aula em que os alunos possam escrever sozinhos. Por exemplo: pedir aos alunos que escrevam um texto sobre um assunto que estejam estudando; que escrevam um título para um texto lido; que reescrevam uma bigrafia ou uma receita conhecida; que inventem novas receitas ou regras para jogos etc.
Escrita coletiva- o professor escreve na lousa, ou em um cartaz, o texto que os alunos ditam para ele. Neste caso é absolutamente necessário que todos os alunos conheçam o conteúdo que devem abordar. Por exemplo: se for uma receita, que saibam a receita de memória; se for uma bigrafia, que saibam sobre a vida do biografado. Durante o processo de escrita do texto, é fundamental que o professor discuta com os alunos a forma de escrever as palavras, isto favorece a aprendizagem de novos conhecimentso sobre a língua escrita.
Reflexão sobre a escrita- Sempre que for possivel, favorecer a reflexão dos alunos sobre a escrita, propando comparações entre palavras que começam ou terminam da mesma forma(letras,sílabas ou pedaços).
FONTE: Alfabetização, livro do professor
DA: FUNDESCOLA
Um comentário:
Seu blog me fez muito bem. Jesus e Maria são tudo de bom.
Postar um comentário