Obrigada por me visitar

Photobucket
Photobucket


Valeu Bia! Vamos todos lutar contra a pedofilia

Photobucket

Que os anjos lhe abençõe hoje e sempre!



SALARIOS DIGNOS JÁ!!!

Photobucket
Photobucket

Educação Infantil - Precisamos saber que:

Que as brincadeiras infantis, muitas vezes consideradas inúteis e insignificantes pelos adultos, são, na verdade, coisa muito séria para a criança. A brincadeira, o jogo o faz-de-conta e a imaginação solta são importantes processos de aprendizagem necessários para o desenvolvimento global da criança., não podemos podá-las.
A experimentação do fazer, a criação espontânea, a atividade lúdica e imaginativa que sempre estão presentes nas brincadeiras, no brinquedo e no jogo, são também os elementos básicos das aulas para todas as crianças de 1º Ciclo. Não podemos deixar de lado.
É importante o uso do brinquedo e da brincadeira como parte integrante e referencial dos métodos e procedimentos educativos de um programa em atividades infantis, principalmente quando envolver a construção, a manifestação expressiva e lúdica de imagens, sons, falas, gestos e movimentos.
A música na educação infantil, não é necessária a utilização de instrumentos musicais. Basta nos conscientizarmos que o nosso próprio corpo já é um instrumento musical. As palmas, os estalos nas pontas dos dedos, os pés, os joelhos, a boca, enfim podem gerar resultados sonoros para acompanhamento do canto, fazendo excelente trabalho junto a criança.
Fonte: UEA – História e Geografia - 2007

Amigo (a)...

RecadosAnimados.com




Meu cantinho de reflexões



<

quinta-feira, 30 de julho de 2009

22 De Agosto/Comemoração do Folclore

O Que é o Folclore?

É o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país.O Folclore pode ser percebirdo na alimentação,linguagem,artesanato,religiosidade e vestimentas de uma nação.Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951,"constituem fato Folclore as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular,ou pela imitação."
O Folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo.E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História.

Qual a origem do Folclore Brasileiro?

O Folclore brasileiro, é um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos prrincipalmente por índios, brancos e negros.

Algumas das principais manifestações folclóricas:

Bumba-meu-boi-Auto ou drama pastoril que por tradição é representado durante o período natalino,como sobrevivência das festividades cristãs medievais, em que o culto do boi se fazia em homenagem ao nascimento de Cristo. De tradição luso-ibérica do século XVI, nasceu dos escravos e pessoas agregadas aos engenhos e fazendas. Pastoril-festa de origem portuguesa, onde "pastoras" vestidas de azul e encarnado, se apresentam diante do presépio em atitude de louvor ao Menino Jesus. É representado durante o Natal. Reisado-de origem ibérica, é caracterizada por um grupo de pessoas que se reúne para cantar e louvar o nascimento de Cristo. Os participantes personificam a história dos gladiadores romanos, dos três reis magos e a perseguição aos cristãos. A época principal de exibição são as festividades natalinas, sobretudo no período dos Santos Reis, e o local é de preferência diante de uma lapinha ou presépio.o enredo mais autêntico é registrado em Juazeiro do Norte. Maracatu- de origem africana, consiste num desfile de reis. Apresenta-se em forma de cortejo carnavalesco que baila ao som de instrumentos de percursão, acompanhando uma mulher que na extremidade de um bastão conduz uma bonequinha ricamente enfeitada-a calunga. A dança se dá em passos lentos e cadenciados.

O Folclore na região Centro-Oeste

Danças: tapiocas,congada, reisado, folia de reis,cururu e tambor.
Festas tradicionais: carvalhada, tourada,festas juninas.
Lendas: pé-de-garrafa.Lobisomen,Saci-Pererê,Ramãozinho.
Pratos: arroz de carreteiro, mandioca, peixes.

Região Nordeste
Danças: frevo,bumba-meu-boi,maracatu,baião, capoeira,caboclinhos,bombolê, congada, carvalhadas e cirandas.
Festas: Senhor do Bom Fim, Nossa Senhora da Conceição, Iemanjá, na Bahia; Missa do vaqueiro, Paixão de Cristo,em Pernambuco; romarias-destaca-se a de Juazeiro do Norte, no Ceará.
Pratos: Arroz de Hauçá, Baba-de-Moça, Frigideira de Camarão, Bolo de Milho e outros.

Região Norte


Danças: marujada, carimbó, boi-bumbá, ciranda.
Festas: Círio de Nazaré(Belém), indígenas.
Artesanato: cerâmica,marajoara, máscaras indígenas, artigos feitos em palha.
Lenda: Sumaré, Iara, Curupira, Vitória-Régia, Mandioca, Uirapuru.
Pratos: caldeirada de tucunaré, tacacá, tapioca, prato no tucupi.


Região Sul

Danças: congada,cateretê, baião,chula,chimarrita, jardineira,marujada.

Festas tradicionais: Nossa Senhora dos Navegadores, em Porto Alegre; da Uva, em Caxias do Sul; da cerveja, em Blumenau; festas juninas; rodeios.
Lendas: Negrinho do Pastoreio, do Sapé, Tiaracaju do Boitatá, do Boiguaçú, do Curupira, do Saci-Pererê.
Pratos: baba-de-moça, churasco, arroz-de-carreteiro, feijoada, fervido.
Bebidas:Chimarrão, feito com erva-mate, tomado em cuia e bomba apropriada.

Região Sudeste


Danças: fandango, folia de reis, catira e batuque.
Lendas: Lobisomem, Mula-sem-cabeça,Iara, Lagoa Santa.
Pratos: tutu de feijão, feijoada, linguiça, carne de porco.
Artesanato: trabalhos em pedra-sabão, colchas, bordados, e trabalhos em cerâmica.



5 comentários:

Vilma disse...

Fátima , que beleza de blog! Parabéns! Informações objetivas e interessantes! Gostei muito. Trabalho com alfabetização e sei como é apaixonante a Ed.Infantil!Em meu blog tb procuro postar atividades que deram certo com os meus pequenininhos. Um beijo...
A partir de hoje serei seguidora de seu blog...
Vilma

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

mel disse...

adorei o blog
ele me ajudou mto
faço normal entao sei como trabalhar melhor agora o mes do folclore

PROGRAMA DESAFIO disse...

Parabéns pelo trabalho desenvolvido.
Temos que continuar usando todos os meios para promover a educação e valorizar o trabalho dos docente que estão cada vez mais desvalorizados.

STUDIO 3D ACECI disse...

amei seu blog,to te seguindo.um bjao